terça-feira, 8 de setembro de 2015

Livros para discussão em setembro


Oi, gente, tudo bem?

Essa postagem é para atualizar quem acompanha o blog e o fórum com as próximas leituras. Nos últimos três meses nos concentramos na leitura do volume 1 de "O segundo sexo" da Simone de Beauvoir, que tem rendido boas discussões e muitas descobertas. Continuaremos então com essa leitura, começando agora em setembro o volume 2, intitulado "A experiência vivida", que tem início com a célebre frase da Simone: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher". A discussão começará no dia 15/09 e será dos dois primeiros capítulos da parte inicial do segundo volume, chamada "Formação":

1. Infância
2. A jovem

Além disso, decidimos voltar com as leituras mensais de outros livros, para termos mais discussões nessa reta final de 2015. Para o mês de setembro escolhemos um clássico da literatura brasileira que foi reeditado recentemente, "O quinze" da escritora cearense Rachel de Queiroz, publicado quando ela tinha 20 anos de idade e que fala um pouco de sua experiência na infância com a seca de 1915. A discussão terá início no dia 03/10 e fica aqui o convite para a leitura ou releitura desse romance.

Sinopse: 1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia, no município de Quixadá. Lá, ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo, o fazendeiro Vicente. No município, também vive Chico Bento que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Ao receber uma ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro e parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.









Abraços e até breve!

Um comentário:

  1. Olá! Ótimas obras, estas. Venho também divulgar meu blog de literatura feminista. Já estou no segundo texto, que conta com um relato verdadeiro sobre uma experiência que tive logo no início da faculdade. Espero que gostem e, se assim for, repassem o link às companheiras de luta! Acessem: http://minacontamina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir